Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Cuidados no Natal - DGS faz recomendações para diminuir risco de contágio na quadra festiva
DGS faz recomendações para diminuir risco de contágio na quadra festiva.

 
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou que as reuniões familiares sejam reduzidas durante as celebrações do Natal e que se limitem, preferencialmente, ao agregado, diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus.

 
“Preferencialmente, devemos limitar todas as celebrações e os contactos nesta quadra festiva ao agregado familiar com quem se habita”, afirmou Rui Portugal, Subdiretor-Geral da Saúde no decorrer da conferência de imprensa desta tarde sobre a evolução da pandemia.

 
Reconhecendo que as celebrações terão de ser contrárias ao habitual nesta quadra, o subdiretor-geral acrescentou que o contacto com os restantes membros da família deve ser reduzido e diferente.

 
Limitar os encontros ao agregado familiar é, no entanto, apenas uma recomendação da DGS e, por isso, Rui Portugal deixou também conselhos para minimizar o risco de contágio nas reuniões com outros membros da família.

 
Nestes casos, não só o número de contactos deve ser reduzido, como o tempo em que a família está reunida deve ser mais limitado do que o habitual. Por outro lado, o distanciamento deve ser assegurado em todas as ocasiões e, sempre que possível, as famílias devem privilegiar os espaços exteriores.

 
Questionado sobre eventuais limitações a visitas nos lares de idosos durante as festividades, o subdiretor-geral explicou que não estão previstas quaisquer regras além daquelas que se encontram em vigor, mas pediu cuidado nas visitas aos lares.

 

 
Para saber mais, consulte:

 
Facebook da DGS > Covid-19 |​  Conferência de Imprensa 15/12/2020

 

 
Fonte : SNS​

 

 
​​